sábado, 8 de janeiro de 2011

Correr com aplicação


Não interessa porque motivo correm, se gostam de correr de manhã ou à noite ou se preferem fazê-lo sozinhos ou com companhia. Afinal de contas, seja como for, hoje em dia, é fácil fazê-lo com aplicação. Passo a explicar esta piada de qualidade duvidosa:

Com o que a Internet e os dispositivos móveis actualmente nos oferecem, para além dos leitores de mp3, agora é possível planear, consultar ou avaliar qualquer corrida que fazemos de forma muito simples, graças a aplicações auxiliares dos entusiastas da corrida. Todos os dias surgem novos gadgets e não falta por onde escolher, aproveitando eu a ocasião para deixar algumas referências e a caixa de comentários à vossa disposição, caso queiram contribuir com as vossas escolhas.

Assim, em termos de planeamento, existem duas plataformas simples, o Walk, Jog, Run e o Map my Run. O primeiro é uma derivação do Google Maps, mas ambos são bastante úteis para verificar, escolher e até gravar as vossas corridas, tornando-as públicas para outros corredores se assim o desejarem.

Para quem tem iPhone, iPod Touch ou derivados smartfónicos, aplicações como o RunTastic(até ver, gratuita) ou o RunKeeper (custa perto de 10 dólares na versão Pro, mas durante Janeiro é de borla) utilizam o GPS para vos dar o resultado das vossas corridas com maior detalhe e/ou partilhá-las.

A Garmin, que disponibiliza equipamentos como relógios para corrida/ciclismo, etc, tem também uma plataforma online, a Garmin Connect, onde quem tenha produtos da marca pode fazer upload dos seus resultados, via wireless e/ou USB, permitindo assim manter um registo da vossa evolução e obter informação detalhada.

Mas tudo isto são apenas detalhes pois, para que tudo isto funcione, primeiro que tudo o que é preciso é correr...


PS - E hoje de manhã, enquanto tentávamos não levantar vôo, eu e um amigo corremos descontraidamente 12,5km, só para vos dar um exemplo de uma das aplicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário